27 fevereiro, 2007

Visita à Câmara Municipal…


No dia 14 deste mês, fomos à câmara com o objectivo de conhecer a situação actual do concelho da Póvoa de Lanhoso no que diz respeito à recolha selectiva dos lixos. Entrevistamos a Engenheira Melissa que nos informou sobre o estado actual da recolha e separação dos lixos no Concelho e do muito que ainda falta fazer. Pudemos constatar que desde 2000 que a recolha selectiva na Póvoa de Lanhoso tem vindo a aumentar, como se pode ver no quadro 1, o que pode significar que a população começa a aderir cada vez mais à separação de resíduos. No entanto, analisando os resíduos domésticos recolhidos pelo Município (quadro 2) ainda se verifica uma grande quantidade de embalagens com potencial de reciclagem, o que pode significar o muito trabalho que há a fazer ao nível da sensibilização das pessoas.

Quadro 1

Quadro 2

Olga Barros e Vera Antunes

22 fevereiro, 2007

Localização de Ecopontos


Vamos agora referir a localização de alguns ecopontos no concelho da Póvoa de Lanhoso, nomeadamente na freguesia de Nossa Sr.ª do Amparo, que pode ser considerada o "centro" do concelho. Eis então a localização dos ecopontos nesta Freguesia:

1- Av. 25 Abril - Restaurante Maria da Fonte
2 -Av. 25 Abril - Sapataria Armando
3 -Avenida 25 de Abril - Fonte
4- Avenida Bombeiros Voluntários
5 -Avenida Bombeiros Voluntários - Escola EPAVE
6 -Avenida da República - Junto à Bomba de Gasolina
7 -Avenida da República - Junto à Câmara Municipal
8 -Escola Primária - Centro de Saúde
9 -Gaveto Rua Ramalho Eanes / Rua Luís de Camões
10 -Lugar de Aldeia - Junto Hotel Rural D. Joaquina
11-Moinhos Novos
12 -Moinhos Novos - Café Marília
13 -Monte Gordo
14 -Rua Maria da Fonte
15 -Rua Moinhos Novos
16 -Valdemil

Fonte: O meu ecoponto

Ricardo Granja

13 fevereiro, 2007

É necessário reciclar mais!

Um dos problemas ambientais por nós identificado é a não separação dos lixos domésticos por parte das populações. Este problema tem consequências nefastas sobre o ambiente uma vez que tem como consequência um crescente consumo de recursos naturais. Aparentemente, as pessoas ainda não estão suficientemente sensibilizadas para a importância da reciclagem. As causas são múltiplas, falta de informação, número reduzidos de ecopontos próximos das populações, deficiente formação ambiental das pessoas, passividade das pessoas em relação ao problema, etc…

Ana Martins, Olga Barros, Ricardo Granja e Vera Antunes

08 fevereiro, 2007

Era uma vez

Sigam o exemplo

by:Ricardo Granja

01 fevereiro, 2007

É isto um ecoponto?!

Para nosso espanto, verificamos que o ecoponto do polivalente da nossa escola não está a ser utilizado para a separação selectiva dos lixos.
Veja as imagens que tiramos e comente...