08 março, 2007

Pacotes de leite serão depositados apenas nos embalões

Os pacotes de leite ou sumo vão passar a ser colocados no contentor amarelo, sendo eliminada a indicação contida nestas embalagens para serem colocadas no contentor azul do ecoponto, segundo anunciou hoje a entidade gestora destes resíduos.
Há mais de oito anos que Portugal é um dos únicos países da Europa onde alguns municípios, bem como a empresa que comercializa a maior parte deste tipo de embalagens de cartão complexo, e a própria entidade gestora recomendavam a deposição dos pacotes de leite ou sumo no contentor do cartão/papel.O director-geral da Sociedade Ponto Verde, gestora dos resíduos, afirmou à agência Lusa que «os argumentos de ambas as partes foram-se mantendo válidos e não parecia possível um consenso, levando a situações até bizarras como as de consumidores que tinham que seguir uma regra na sua zona de residência e outra diferente no seu local de trabalho».Mas agora a regra de deposição das embalagens de cartão para alimentos líquidos passa a ser a mesma para todo o País: o contentor amarelo do ecoponto.

Ricardo Granja

Utilize os ecopontos!

A Braval em parceria com as Câmaras Municipais, irá fiscalizar a colocação de resíduos fora dos ecopontos, infracção punível com coima.
Esta proibição é considerada "infracção contra a higiene e limpeza dos lugares públicos ou privados, colocar RSU, ainda que devidamente acondicionados, fora dos recipientes de deposição, excepto nas zonas de recolha porta-a-porta e dentro dos horários estabelecidos".
Para além de constituir um atentado à higiene pública, a Braval avisa a população de que os resíduos recicláveis (vidro, papel/cartão, plástico e metal) que forem colocados fora dos ecopontos, ainda que nas suas proximidades, serão recolhidos pelos camiões do lixo indiferenciado e terão como destino a deposição no aterro sanitário, ficando sem efeito a separação, previamente, realizada.
Em parceria com as Câmaras Municipais, a Braval colocou 20 ecopontos subterrâneos, cujos trabalhos estão a terminar. Além destes, novos ecopontos subterrâneos serão destribuídos pelos concelhos.

Olga Barros e Vera Antunes

06 março, 2007

Noticias sobre o ambiente

Plástico de garrafas PET pode se decompor em 45 dias
A ideia do projecto de pesquisa brasileiro, que já chamou atenção da industria, é transformar o plástico das garrafas PET em polímeros não prejudiciais á natureza.

Vitamina C poderá revolucionar a industria de plásticos
Cientistas descobriram que a vitamina C, além de ajudar a tratar resfriados, também pode ser utilizada para melhorar dramaticamente o rendimento do processo de fabricação de plásticos, além de gerar um processo ambientalmente correcto.

Reciclagem de lâmpadas fluorescentes tem solução brilhante
Por meio de um sistema de vácuo associado a alta temperatura, o equipamento separa o mercúrio, metal tóxico com alto risco de contaminação, de outros elementos, como cobre, pó fosfórico, vidro e alumínio.

Fonte: Inovação tecnológica

Ana Martins

Quando o mesmo camião recolhe papelões e embalões..


Em alguns locais, a Braval recolhe, com o mesmo camião, Papelões e Embalões. Isto acontece, precisamente, para uma rentabilização dos meios disponíveis, logo, uma recolha selectiva mais eficiente, ou pelo menos, mais eficaz.
Se a recolha fosse feita separadamente, corriam o risco de ter um camião a recolher só embalagens, com 2 funcionários que, para que o camião enchesse, necessitaria de percorrer muitos km e, provavelmente, poderia estar uma manhã fora e não chegar cheio. Não podemos esquecer que a Braval abrange concelhos como Terras de Bouro ou Vieira do Minho, que têm pouca população, os ecopontos estão muito distantes uns dos outros e não enchem com frequência.
Assim, recolhendo os 2 conjuntamente, a Braval está a maximizar recursos (camiões e funcionários) e tempo disponíveis.
Tudo o que é recolhido nos ecopontos é transportado para a estação de triagem, onde se procede a uma separação rigorosa dos vários tipos de papel e embalagens. Por exemplo, separa-se o papel branco do jornal, do cartão, das embalagens; separa-se as garrafas de plástico das embalagens de detergentes, das latas, etc.
Mesmo que Papelões e Embalagens fossem recolhidos separadamente, teriam de passar pela linha de triagem.

Ana, Olga, Ricardo e Vera

Saco para lixo vs Saco de supermercado


Um outro aspecto a ter em atenção diz respeito aos que se utilizam para acondicionar os resíduos. O saco utilizado para transportar os resíduos. O saco utilizado para transportar os resíduos até ao ecoponto deverá ser o saco de "supermercado", uma vez que este é 100% reciclável. Para os resíduos indiferenciados, deverá ser usado o saco próprio para lixo, que é biodegradável, ou seja, a sua decomposição em aterro será rápida, ao contrário dos "sacos das compras" que demoram muitos anos a decomporem-se.

Ana, Olga, Ricardo e Vera

03 março, 2007

Braval à frente na recolha de embalagens

Nas primeiras 8 semanas da acção “Separar Vai Colar” foram encontradas, na estação de triagem da Braval, 1928 embalagens identificadas com o autocolante alusivo à campanha, que se realiza em todo país. A Braval é, assim, o sistema, a nível nacional, que bateu o recorde de embalagens tríadas, desde o início da campanha. Foi na Braval que mais embalagens depositadas pelos habitantes nos ecopontos foram encontradas na estação de triagem. Este resultado traduz uma boa adesão dos habitantes desta área à separação dos resíduos, mas também o bom funcionamento da triagem de resíduos feita pela Braval.A acção “Separar Vai Colar” foi lançada, pela Sociedade Ponto Verde (SPV), em Abril, com o objectivo de estimular os portugueses na separação e deposição de embalagens nos ecopontos.
Nas superfícies comerciais, uma equipa da SPV abordava os consumidores, sensibilizando-os e colando um código de barras que associava essa embalagem, ao respectivo consumidor que deveria depositá-la no ecoponto. Estas embalagens foram depois encontradas, na estação de triagem da Braval e alguns consumidores serão agora premiados por não terem quebrado o ciclo da reciclagem.
Nesta primeira fase, a SPV vai entregar 400 prémios entre Leitores de MP3, Medidores de Tensão Arterial, Mochilas Trolley e Ecopontos Domésticos.
Estes resultados provam que os habitantes na área Braval (Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde) aderem à separação de resíduos e que o processo de recolha selectiva funciona bem.
A Braval irá continuar a trabalhar para que mais embalagens sejam encontradas, para que mais habitantes possam ser premiados e continuar a deter este recorde.

A campanha “Separar Vai Colar” vai continuar até ao final do ano. Os premiados já foram contactados e receberão, brevemente, a visita dos monitores da SPV, para a entrega do prémio escolhido.

Fonte: braval

Ana Martins

01 março, 2007

Reduzir e Reciclar , os 2 R´s menos conhecidos

Em relação à sigla dos 3Rs, só para o terceiro R (reciclagem) existem políticas concretas, planos e incentivos. Para a implementação do princípio da redução e para o da reutilização pouco mais se tem feito do que uma vaga campanha moral, com efeitos muito reduzidos.

Por isso é crucial implementar novas medidas que divulguem os dois princípios referidos, e por isso vamos referir alguns que achamos ser principais, tais como:
Por exemplo a criação de incentivos para o aparecimento de veículos de construção modular, sem alterações estéticas num período predefinido, acompanhada de um incentivo a uma verdadeira indústria de reacondicionamento como existe para a aviação e para a reparação naval, seria uma boa oportunidade de efectivamente reduzir a produção de resíduos, baixar drasticamente o consumo de matérias primas e outros recursos não renováveis, conseguindo criar novas actividades económicas bem mais compatíveis com o desenvolvimento sustentado do que a actual espiral da produção intensiva.
Relativamente á redução, sugere-se dar-se uso a objectos de utilização diária, que geralmente após a sua utilização são descartados, e utilizados outros iguais, enquanto o seu uso podia ser reutilizado, isto é, podemos associar a redução á reutilização, pois ao reutilizar estaremos a reduzir um possível consumo que por sua vez foi evitado ao ser reutilizado.

Ricardo granja