25 janeiro, 2007

Classificação do lixo


Para determinar a melhor tecnologia para tratamento, aproveitamento ou destinação final do lixo é necessário conhecer a sua classificação.

Lixo urbano:

Formado por resíduos sólidos em áreas urbana, inclua-se aos resíduos domésticos, os efluentes industriais domiciliares (pequenas industria de fundo de quintal) e resíduos comerciais.

Lixo domiciliar:
Formado pelos resíduos sólidos de actividades residenciais, contém muita quantidade de matéria orgânica, plástico, lata, vidro.

Lixo comercial:

Formado pelos resíduos sólidos das áreas comerciais Composto por matéria orgânica, papéis, plástico de vários grupos.

Lixo público:

Formado por resíduos sólidos produto de limpeza pública (areia, papéis, folhagem, poda de árvores).

Lixo especial:

Formado por resíduos geralmente industriais, merece tratamento, manipulação e transporte especial, são eles, pilhas, baterias, embalagens de agros tóxicos, embalagens de combustíveis, de remédios ou venenos.

Lixo industrial:

Nem todos os resíduos produzidos por indústria, podem ser designados como lixo industrial. Algumas indústrias do meio urbano produzem resíduos semelhantes ao doméstico, exemplo disto são as padarias; os demais poderão ser enquadrados em lixo especial e ter o mesmo destino.

Lixo de serviço de saúde (RSSS):
Os serviços hospitalares, ambulatórias, farmácias, são geradores dos mais variados tipos de resíduos sépticos, resultados de curativos, aplicação de medicamentos que em contacto com o meio ambiente ou misturado ao lixo doméstico poderão ser patogenias ou vectores de doenças, devem ser destinados a incineração.

Lixo atómico:

Produto resultante da queima do combustível nuclear, composto de urânio enriquecido com isótopo atómico 235. A elevada radioactividades constitui um grave perigo à saúde da população , por isso deve ser enterrado em local próprio, inacessível.

Lixo espacial:
Restos provenientes dos objectos lançados pelo homem no espaço, que circulam ao redor da Terra com a velocidade de cerca de 28 mil quilómetros por hora. São estágios completos de foguetes, satélites desactivados, tanques de combustível e fragmentos de aparelhos que explodiram normalmente por acidente ou foram destruídos pela acção das armas anti-satélites.

Lixo radioactivo:
Resíduo tóxico e venenoso formado por substâncias radioactivas resultantes do funcionamento de reactores nucleares. Como não há um lugar seguro para armazenar esse lixo radioactivo, a alternativa recomendada pelos cientistas foi colocá-lo em tambores ou recipientes de concreto impermeáveis e a prova de radiação, e enterrados em terrenos estáveis, no subsolo.
Site na internet: Classificação dos lixos
Ana Martins

1 comentário:

Anónimo disse...

eu quero sabe do texto o lixo mais eu não consigo macha que merda preciso estuda pra prova e não tenho o texto me ajudem por favor depois eu volto eu preciso desse texto até quinta-feira ............